domingo, 16 de janeiro de 2011

Moises e o fundamento verdadeiro

O fundamento verdadeiro é o que foi entregue a Moises

Moises recebeu da mão de Deus, as normas da construção. Toda construção tem um arquiteto e Deus é o arquiteto do plano de salvação. Escolheu um homem capaz para isto, um homem de fibra como era Moises, para lançar o fundamento. Este fundamento era Cristo, a pedra angular, “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”(1Cor. 3:11)
Moises recebeu da mão de Deus a planta de sua construção. “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moises as duas tabuas do testemunho, tábuas d pedra, escrita pelo dedo de Deus”(Ex. 31:18). Conhecendo melhor o alicerce que foi cavado e que fundamento foi lançado, não podemos construir sobre outro alicerce e sim, nos alicerces da obediência, fazendo tudo quanto o Senhor nos encomendou por intermédio de sua palavra a Moises. Temos um exemplo dos dois fundamentos onde diz: “Porque me chamais, “Senhor, Senhor” e não fazeis o que vos mando ?”  “Todo aquele que vem a mim e ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante”. “É semelhante a um homem que edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa, e não a pode abalar, por ter sido bem construída”. (Luc. 6:46-48) Este é o alicerce Verdadeiro “ouvi e praticar suas palavras” que Deus entregou a Moises. Assim fazia Paulo em (atos 24:14) “Crendo em tudo que está escrito na lei e nos profetas”. (Atos 26:22, 28:23, Heb: 1:1-2)
Se não crêem no fundamento entregue a Moises, como crereis em mim ? “Porque se de fato cressem em Moises, também creríeis em Mim; porquanto ele escreveu a meu respeito”. “Se, porem, não credes nos seu escritos, como crereis nas minhas palavras ?” (João 5:46-47, 7:19). Os fundamentos foram escritos em 5 livros à saber: Gêneses, Êxodo, Leviticos, Números e Deuteronomio.
Foi este Moises que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-la transmitir. (Atos 7:38, Heb:4:12) Estas palavras vivas   Moisés recebeu, não quiseram receber, antes o repeliram e nos seus corações voltaram para o Egito. (Atos 7:39) Estas mesmas palavras vivas são pregadas neste Egito moderno, e nos seus corações recusam sair deste Egito.
Moises recebeu os 10 mandamentos escritos com o dedo de Deus e também preceitos e juízos (Deut. 4:13-14). O mesmo anjo que estava com Moises, inspirava o apostolo João dizendo: “Não vos dou mandamento novo e sim mandamento antigo, que tivestes desde o principio”. É tão correto seguir esta linha de raciocínio, que quando o apostolo Paulo falava a cerca de sua fé, ele dizia: “Segundo o caminho a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todos as coisas que esteja de acordo com a lei, e nos escritos dos profetas”. (Atos 24:14) Devemos ser imitadores de Paulo nisto. Quando Paulo chegou em Roma, marcaram uma reunião com ele em sua casa e foram em grande numero aquele local. Então desde manhã ate tarde, Paulo lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moises como pelos profetas ( Atos 28:23) É assim que devemos aprender e pregar o evangelho do reino de Deus. “Para que vos recordeis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor, ensinado pelos vossos apóstolos”( 2 Pedro 3:2-3)
Nossa fé deve ter um firme fundamento. E qual fundamento ?
Não se pode construir sobre outro fundamento. “Permaneça em vós o que ouviste desde o principio”,  “Se em vós permanecer o que desde o principio ouviste”  (olhem a promessa) “também permanecereis vós no Pai e no Filho (1 João 2:24) O que ouvimos desde o principio é que Deus deu as duas tábuas da lei e que vos ensinasses  estatutos e juízos (Deut; 4:13-14, Lev. 10:10-11) Foi isto que ouvi desde  o principio: “Descestes sobre o monte Sinai” (Neem. 9:13-14)
Prova de tudo isto, é quando o rico pediu para Abraão que mandasse a Lazaro avisar a seus irmão que se convertesse para não irem para aquele lugar de tormentos. E Abraão lhe disse: “Eles tem Moises e os profetas; ouçam-nos”. Como o rico insistiu, Abraão retrucou: “Se não ouvem a Moises e aos profetas, nada feito (Luc: 16:19-31)
Amigos católicos, amigos espiritas e amigos protestantes, quando nós falamos de obediência a Deus, vocês dizem que isto foi no tempo de Moises. Se vocês não ouvem a Moises e aos profetas, irão certamente para o mesmo lugar daquele homem rico. Se vocês só lêem o novo testamento, estão como aquele homem que construiu uma casa sem alicerce, construiu da areia pra cima. “Mas o que ouve as minha palavras e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa (Luc: 6:49)
Venha conosco construirmos junto sobre o mesmo fundamento dos profetas e dos apóstolos  sendo Cristo a pedra angular, pois só assim é que estaremos juntos com eles no reino de Deus. “Se recusares, naquele dia Ele vos dirá:  “Não sei donde vós sóis, apartai-vos de mim, vós todos que sois contra a lei”,   “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus, Abraão Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós lançados fora”  (Luc: 13:25-29). Olhem o Juizo final ! (Heb. 10:27-28, João 8:39, Gen: 26:5)
PAZ SEJA CONVOSCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário